logo

Importância do Exercício Físico durante a Pandemia do COVID-19

title

Data da notícia


maio 22, 2020

A pandemia denominada Coronavírus (COVID-19), veio afetar a vida pessoal, profissional e social de todos os portugueses. Ao ser implementado medidas de distanciamento para evitar a propagação do vírus todos os ginásios em Portugal foram encerrados por tempo indeterminado por ordem do Governo para assim impedir também o colapso do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com toda a incerteza em relação à nossa vida profissional os níveis de stress e ansiedade aumentam e assim contribuem negativamente para a nossa saúde física e mental, pelo que se torna difícil criar uma rotina diária que garante o nosso bem-estar e daqueles que nos rodeiam. O problema do confinamento e da alteração de rotinas trazem comportamentos menos saudáveis, como uma alimentação menos cuidada e uma redução significativa do exercício físico, e é neste momento que todos os clubes e profissionais de saúde devem reforçar a importância que tem o exercício físico para a saúde de todos durante a pandemia.

Com isto, os diretores de clubes e os seus funcionários tiveram de se reinventar de forma a manter o seu negócio seguro e a prosperar, para tal deu-se início a um novo ciclo e a uma nova opção (online), onde muito dos profissionais do exercício físico ainda não estavam inseridos, de forma a levar o exercício físico a todos os seus clientes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todos os adultos saudáveis realizem, pelo menos, 30 minutos diários de atividade física moderada, e que todas as crianças e adolescentes o realizem durante 60 minutos.

Então nós, Urban Gym, decidimos lançar para todos os nossos clientes uma plataforma onde são divulgados diariamente treinos, aulas, desafios e dicas de nutrição realizados pelos nossos instrutores e nutricionista respetivamente. Iniciámos também nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) aulas em direto para todos aqueles que estão em casa as pudesse realizar em conjunto com um instrutor. Tentamos levar a promoção da atividade física a todos os nossos clientes que estão em casa confinados, porque a prática da mesma é muito reconhecida na literatura científica

como uma estratégia não-farmacológica para a prevenção de diversas doenças tais como físicas e psicológicas (Luan, Tian, Zhang, Huang, Li, Chen & Wang, 2019). Para além disto, a prática regular de exercício físico fortalece o nosso sistema imunológico diminuindo assim a probabilidade de transmissão de doenças como os vírus. Durante a pandemia e que devemos manter o distanciamento social, o exercício físico deve ser praticado em casa ou locais ao ar-livre sem aglomerações e a recomendação é que o mesmo deverá ser realizado entre 5 a 7 dias por semana (Jiménez-Pavón, Carbonell-Baeza & Lavie, 2020), onde será sempre adaptado o volume e intensidade de treino a cada cliente. Para finalizar, queremos dizer a todos que se movimentem, não parem e continuem fisicamente ativos pela vossa saúde.

Bruno Miguel Elvas Loures

Instrutor & Personal Trainer URBAN GYM